SR Engenharia

Manutenção Eletromecânica
Preditiva, preventiva e corretiva, em sistemas de alta, média e baixa tensão

Inspeções, reparos e reposição, no cliente ou em nossas oficinas,envolvendo:

  • Equipamentos ou redes de baixa, média e alta tensão (até 530 KV);
  • Chaveadores - disjuntores, seccionadoras, contactoras;
  • Transformadores - rebaixadores, elevadores, isoladores e especiais;
  • Análise de qualidade da energia - registro de grandezas elétricas, registro de harmônicas e seus efeitos.

Profissionais e recursos altamente qualificados, oficina de reparos com 3.600m2, com cela de prova, equipamentos de testes e medições calibrados e certificados, limpeza de peças por abrasão (granalha de aço e vidro), utilização de óleo mineral isolante novo, cabine de pintura, fornecedores com certificação.

Termografia

A termografia é uma técnica que se estende à visão humana através do espectro infravermelho. A termografia pode ser aplicada em programas de manutenção preventiva e/ou preditiva em todos os ramos industriais, se tratando de uma técnica de ensaio não destrutivo.

Na manutenção elétrica, as principais aplicações dessa ferramenta são na detecção de mau contato em chaves seccionadoras, chaves faca, conexões de fusíveis, buchas, isoladores, barramentos e sobreaquecimento em motores elétricos de indução,transformadores, disjuntores , etc.

Na manutenção mecânica, a termografia é usada para complementar a análise de vibrações, verificando assim o desgaste natural ou forçado de mancais, acoplamentos, entre outros equipamentos.

O equipamento Flir T640bx possui uma das tecnologias mais avançadas existentes no mercado no sistema de inspeção utilizando infravermelho.

  • Fabricante: FLIR;
  • Limite de escala: -40° à 650°C.

Estudo de Coordenação e Seletividade

O estudo de coordenação e seletividade tem por objetivo a proteção de equipamentos, patrimônio e para segurança de pessoas, sendo fator fundamental para o funcionamento satisfatório das instalações.

A análise parte do principio de atuação tempo x corrente, levando em consideração as curvas padrões estabelecidas por norma, de posse dos mesmos estabelece um correlação entre dispositivos de proteção tais como, relés mecânicos, micro processados, fusíveis, elos, disjuntores de baixa e média tensão.

Parametrização e Teste em Relés Eletromecânicos e Micropocessados

POSSIBILIDADE DE TESTESNº DO IEEE
Distância 21
Sobreexcitação 24
Sincronismo 25
Subtensão 27
Direcional de Potência 32
Perda de Campo 40
Balanc. de Corrente de Fase 46
Seqüência de Fase 47
Seqüência Incompleta 48
Sobrecarga Térmica 49
Sobrecorrente Instantâneo 50
Falha de Disjuntor 50BF
Sobrecorrente Temp. 51
Fator de Potência 55
Sobretensão 59
Balanço de Tensão 60
Balanço de Corrente 61
Detecção de Terra 64
Direcional de Corrente 67
Bloq. por Oscilação de Potência 68
Âng. ou Falta de Sincronismo 78
Religamento Automático 79
Freqüência 81
Fio Piloto 85
Bloqueio 86
Diferencial 87
Direcional de Tensão 91
Dir. de Tensão e Potência 92
Desligamento (Trip) 94

HY-POTT Teste de Tensão Aplicada

Este ensaio é destinado a demonstrar a integridade do cabo e seus acessórios, durante a instalação e após a conclusão desta.

Com uma fonte de alta tensão tipo HY-POTT aplica-se uma tensão entre o condutor e terra, sendo que para isto a blindagem do cabo deverá ser aterrada. A tensão deve ser aplicada gradualmente, se possível com a taxa de crescimento constante, mantendo-se sob controle e verificando a cada minuto a corrente de fuga, ou seja, a corrente fase terra.

Medição de Fator de Potência em Buchas

Através da medição do fator de potência de um isolamento, pode-se determinar suas condições operacionais e detectar variações de suas características, devido a ação de agentes degenerativos. Seja por medição direta ou por meio de cálculos podemos obter as seguintes características:

  • Perdas ativas em mVA;
  • Perdas ativas em mW;
  • Ângulo de perdas dielétricas;
  • Fator de potencia ou fator de dissipação;
  • Resistência equivalente do dielétrico;
  • Capacitância entre elementos condutores, ou elementos condutores para a terra;

O aumento nas perdas são indicações seguras de aumento da deterioração, com isso pode-se determinar a deterioração progressiva;

Laudo de NR-10

Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Laudo elétrico de conformidade à NR-10;

  • Cronograma de adequações;
  • Prontuário Elétrico para as instalações.