O Grupo SR tem como objetivo o contínuo aprimoramento da qualidade de seus serviços, visando sempre a excelência e a plena satisfação de seus clientes e colaboradores.

Para corresponder com o objetivo proposto, foram desenvolvidas três unidades qualificadas, sendo:

SR Engenharia: Serviços de Elaboração de Projetos Elétricos, Inspeções Termográficas, Estudo de Seletividade, Cálculo e Parametrização de Proteções, Comissionamento Elétrico, Laudos Técnicos em Conformidade a Normas NR 10 - NBR 5410 – NBR 5419, Prontuários Elétricos, Análise de Qualidade de Energia e Oficina Eletro Mecânica.

SR Manutenção: Manutenção e Montagens em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica, Instalações de Sistemas de Aterramento e de Proteção Atmosférica – SPDA

SR Condomínios: Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva em Subestações de Energia Elétrica Particulares de 13.800 V e 23.100 V.

Está definição de escopo é correspondente com o negócio do Grupo SR, que é desenvolver soluções confiáveis e adequadas para utilização consciente de Energia Elétrica.

 

Histórico do Grupo SR

O Grupo SR teve seu início em 01 de Novembro de 1986, na cidade de Novo Hamburgo/RS, inicialmente com o nome de SR Eletro Mecânica Ltda. pelos seus sócios fundadores, Carlos Augusto Lima Schmitz, Romeu Carlos Roese e Walter Schmitz. Esta nova empresa tinha como principal escopo a manutenção em chaveadores de alta, média e baixa tensão.
 
Tendo como estratégia o investimento dos resultados na própria empresa, adquirindo novos maquinários e equipamentos. Com o passar dos anos esta sociedade acabou desenvolvendo-se a ponto que, em 1989, adquiriu o imóvel em que estava instalada, cito a Rua Carlos Brenner Sobrinho, número 149 – Novo Hamburgo/RS.
 
Em 1996, com a perspectiva de novos negócios no setor de atuação, integrou ao seu nome a palavra engenharia, passando a chamar-se SR Engenharia Eletro Mecânica Ltda. E acabou acrescentando ao seu escopo de trabalho manutenções preventivas e corretivas em subestações de energia de plantas industriais de diversos segmentos.
 
Ainda com uma ascendência muito significativa em seus negócios, em 1998, a Empresa transferiu-se para uma nova sede, localizada na Rua Boa Vista nº 630 em Portão/RS, em função da consequente necessidade de maior espaço físico e pela posição geográfica estratégica em relação à localização do principal mercado de atuação. A nova sede conta com uma área de 20.000m², sendo mais de 3.600m² de área construída. Com estrutura de oficina para manutenções em oficina de chaveadores, transformadores e outros equipamentos de alta, média e baixa tensão, além dos trabalhos externos de manutenção nas subestações dos clientes.
 
Visando necessidades de mercado e com a de premissa de excelência em serviços aos seus clientes, em Novembro de 2000, esta organização passou a ser certificada pelo Sistema de Gestão de Garantia da Qualidade pela Norma NBR ISO 9000/1994 pelo órgão certificador Det Norske Veritas – DNV. Fato que foi concretizado após doze meses de desenvolvimento e implantação do manual da qualidade nos processos desta empresa e treinamento dos seus integrantes. Em fevereiro de 2001 com o objetivo de integrar ainda mais seus colaboradores e melhorar o ambiente de trabalho, implantou-se o programa 5S´s. Para tal foi necessário treinamento de 100% do quadro de funcionários da Empresa, envolvendo a alta direção e demais colaboradores. Dentro do processo de melhoria contínua, decidiu ampliar o foco para adoção dos critérios do PGQP, como modelo de Gestão.
 
Como reconhecimento por sua atuação no mercado e destacada pela Qualidade dos serviços prestados, a Empresa recebeu o prêmio Qualidade 2002 - Medalha de Bronze e o Prêmio Qualidade 2003 - Troféu Bronze. Em Janeiro de 2003, adequou-se os processos da SR Engenharia à Norma NBR ISO 9001/2000 e no dia 15 de Janeiro de 2004, apenas doze meses após o inicio da implantação, o Sistema de Gestão da Qualidade da Empresa recebeu a recomendação e posterior certificação pelo órgão certificador Det Norske Veritas – DNV. Em 2008 a empresa foi certificada a ISO 9001/2008 pelo mesmo órgão certificador.
 
Em 2009, criou-se o Grupo SR, almejando mais competitividade no mercado, separando os escopos entre três empresas: SR Engenharia Eletro Mecânica Ltda., com dados cadastrais apresentados no anexo 1 e com escopo específico em projetos elétricos, inspeções termográficas, laudos referente as normas NR-10 e NBR-5410, estudos de seletividade, eficiência energética, análise de energia, comissionamentos elétricos e todos os trabalhos destinados a oficina da sede; RAP Manutenção Eletro Mecânica Ltda. com dados cadastrais apresentados no anexo 1 e escopo de montagens industriais e manutenções preventivas e corretivas em instalações de plantas industriais; por último, a Electric Side Serviços e Comércio de Materiais Elétricos Ltda. com dados cadastrais apresentados no anexo 1 e destinada a atender manutenções preventivas e corretivas em pequenas empresas e condomínios residenciais.
 
Para destacar a conjunção de crenças, idéias, princípios e valores que formam e dão consistência à identidade das empresas do Grupo SR, identificamos, conforme Manual da Qualidade, apresentado neste relatório como o Anexo 1, que estão definidas: a missão, a visão e a política da qualidade. Estes fundamentos precisam ser bem claros para todos os parceiros saberem o que fazer, como, quando e onde. Portanto está definido como a visão para este grupo de empresas:
 
Ser uma organização sólida e reconhecida no Rio Grande do Sul pelos serviços de excelência, com atuação no mercado brasileiro (Manual da Qualidade, 2000, p. 22).
 
A Política da Qualidade das três empresas está embasado em...
 
Melhorar continuamente os serviços do Grupo SR, através do aprimoramento dos recursos humanos, materiais e tecnológicos, objetivando a satisfação do cliente e os resultados da organização (Manual da Qualidade, 2003, p.42).
 
Missão, segundo CHIAVENATO (2007, p. 50), "significa a razão de ser do próprio negócio. Por ele foi criado e para ele existe", para o Grupo SR está estabelecida como...
 
Satisfazer os clientes com produtos e serviços de excelência, através do comprometimento dos colaboradores e parcerias com fornecedores, garantindo o crescimento empresarial em harmonia com a comunidade e o meio ambiente (Manual da Qualidade, 2000, p.30).
 
Portanto o Grupo SR, é composto pelas três empresas já apresentadas e oferece assistência técnica e soluções em produtos e serviços para corporações de pequeno, médio e grande porte destacando-se como principais clientes as seguintes empresas: Midea Carrier, Unisinos, Grupo Toniollo Busnelo, Sthal do Brasil, Grupo Artecola, Seta do Brasil, Celupa, Fitesa, Farina, Grupo Mêmphis, Grupo BRF Brasil Foods, Grupo JTI Tabacos, CMPC Celulose, Grupo Mabella, Grupo Marcopolo, Grupo Bunge, Grupo Voges, Souza Cruz, Grupo Universal Leaf Tabacos, Doux-Frangosul, Grupo Saint Gobain, AES-SUL, RGE, DMAE, INMETRO-RS, Grupo Vonpar, Grupo Sudmetal, Refinaria Alberto Pasqualine, CORAG, Masisa, Braskem, Siemens, Schneider Electric, Comau do Brasil, Dalkia do Brasil, K2, dentre outros."
 


Frota

Carro do Plantão